paginas

quarta-feira, 28 de julho de 2010

ESPIRITO DE LIDER

Por muito tempo me perguntei o que faz uma pessoa se tornar líder? Pensava que existia alguma formula secreta que pudesse explicar o segredo do sucesso de tão poucos.
Apesar de muitos teóricos defenderem a idéia de que podemos nos tornar líder, não acredito nessa verdade como absoluta, penso que nascemos com esse dom.
O dom de mobilizar a atenção das pessoas, de passarmos credibilidade, de faze-las focar em um único objetivo e mante-los motivados. Atualmente esse tem sido muito enfatizado no meio organizacional, é objeto de estudo de muitos pesquisadores, pois ao passar do tempo, percebeu-se a importância individual do funcionário na organização. A pessoa passa a fazer parte da organização, deixando de ser apenas uma peça no processo produtivo. Com isso, também evoluiu o papel do líder, que deixa de ser o temido “chefe”, e passa a ser um facilitador das relações de trabalho. Afinal de contas ao contratar um funcionário não levamos somente os braços, mas aquilo que o ser humano tem de mais valioso, sua “alma”
"Liderança não é para qualquer um, pois exige, entre outras coisas, uma enorme integridade pessoal. Integridade tem custo. Um custo que, é muitas vezes insuportável para pessoas “comuns”. É por isso que chefes são comuns, líderes são raros. É por isso que existem muitas empresas de sucesso, mas pouca gente feliz lá dentro.
NOBREGA (2006, p. 18)
E esse é um dos objetivos da A & R, proporcionar as empresas profissionais qualificados adequados ao seu perfil e emocionalmente saldáveis para que venham desempenhar suas atividades laborativas de forma satisfatória.

Ana Cíntia.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente amiga!!
    Principalmente com a frase:É por isso que existem muitas empresas de sucesso, mas pouca gente feliz lá dentro.
    Muito me entristece saber que donos de empresas conceituadas não conseguem enxergar a gravidade deste problema. Será que eles sentem prazer em ver pessoas desmotivadas, tristes...? Se essas empresas chegaram ao sucesso, tenho certeza que foi com muito sacrifício e é com muito sacrifício ainda que precisam mantê-las em pé e se não for seus funcionários quem fará isso? Quem fará prosperar tanta riqueza?
    A liderança é sim um DOM, mais ela pode ser estudada, basta querer! O que não pode ser aprendido é o CARATER. Isso sim é individual e não é para todos.
    Raphaella Belchior

    ResponderExcluir