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terça-feira, 13 de julho de 2010

Influência da ginástica laboral em funcionários que trabalham com telemarketing

Introdução
A ginástica laboral tem como objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo do trabalhador e aumentar o seu desempenho na empresa. É uma atividade que deve ser orientada por um profissional de Educação Física, conforme dizem os projetos de Lei nº 6213/05 e 317/07 que estão em trâmite no Congresso Nacional, obrigando empresas públicas e privadas a desenvolverem ginástica laboral orientada por um profissional de Educação Física. Este profissional tem por objetivo desenvolver seqüências de exercícios que vão ao encontro das necessidades dos seus clientes, com o objetivo de reeducar a postura dos funcionários em sua posição de atendimento, diminuindo dores e cansaços em regiões onde a tensão muscular fica acumulada pela postura no uso dos materiais designados para sua função. As pessoas podem executar os exercícios por livre e espontânea vontade. Ela é uma alternativa de menor investimento para as empresas e que proporciona uma oportunidade para muitos trabalhadores vivenciarem a atividade física.

São comuns nessas atividades a repetitividade dos movimentos ostereotipados e a exigência da rapidez para uma melhor produtividade (LIMA, 2004).
Foi questionado sobre o tempo de 28 segundos que eles têm para atendimento, se a exigência da empresa é muita, pouco ou média. Verificou-se que a maioria, 49%, responderam que a exigência é muita, 44% disseram que a exigência é média e 7% que é pouca, o que acarreta doenças por muita tensão nos tendões e gera estresse nos funcionários.
Poleto (2004) explica que o funcionário equilibrado emocionalmente, satisfeito, feliz e motivado produzirá mais na empresa.

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